Seminário de Projeto e História

Publicado em 3 de junho de 2024

Em 24/06/2024, às 14:00
Local: Sala 807

O Convênio Acadêmico do Doutorado de Dupla Titulação entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e a Università IUAV di Venezia foi assinado em 2017, ampliando um convênio geral de cooperação iniciado em 2008 entre as duas universidades.

Consolidando o acordo acadêmico, ocorrerá o Seminário de Projeto e História com a Cerimônia Interacadêmica com diretores e representantes da FAU USP, do IUAV e do Instituto Italiano de Cultura em São Paulo. Na sequência acontecerão as conferências de três professores visitantes italianos formados na área de História da Arquitetura da Escola de Doutorado do IUAV.

O evento ocorrerá na sala 807, no edifício Vilanova Artigas, FAU USP, no dia 24 de junho. A programação completa é composta por:

14:00
Cerimônia Interacadêmica com os diretores e representantes da FAU USP, do IUAV e do Instituto Italiano de Cultura em São Paulo.

14:30

Conferência do prof. dr. Massimo Bulgarelli (Università IUAV di Venezia)
Giulio Romano e a arquitetura

15:45

Conferência do prof. dr. Daniele Pisani (Politecnico di Milano)
Sangue, pedras, relíquias. Arquiteturas para celebrar os mortos da Primeira Guerra Mundial

17:00

Conferência da profa. dra. Francesca Mattei (Università Roma Tre)
Desenhos de viagem entre história e projeto

As apresentações em italiano terão tradução simultânea. O evento conta com o apoio institucional do Instituto Italiano de Cultura em São Paulo, do Consulado Geral da Itália em São Paulo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e da Università IUAV di Venezia.

A organização é do professor doutor Francisco Spadoni (FAU USP) e do doutorando Francesco Perrotta-Bosch (FAU USP / IUAV).

Currículos dos professores visitantes:

Massimo Bulgarelli é professor de História da Arquitetura da Università IUAV di Venezia. Desde o início dos anos 1990 quando fez sua tese de doutorado sob a orientação de Manfredo Tafuri, Bulgarelli tem se dedicado a pesquisas sobre arquitetura italiana e espanhola entre o início do século XV e meados do século XVI. Seus estudos detêm-se, em particular, na obra de arquitetos florentinos, como Filippo Brunelleschi, Michelozzo di Bartolomeo, Giuliano da Sangallo, além da obra literária e arquitetônica de Leon Battista Alberti, além da figura e obra de Giulio Romano, investigando a difusão europeia dos seus métodos arquitetônicos. É autor dos livros “All’ombra delle volte. Architettura del Quattrocento a Firenze e Venezia” (Electa, 1996, com Matteo Ceriana), “Leon Battista Alberti 1404-1472. Architettura e storia” (Electa, 2008) e “Metamorfosi e ‘maraviglia’. Giulio Romano a palazzo Te” (Campisano Editore, 2019).

Daniele Pisani é historiador de arquitetura e professor do Departamento de Estudos Urbanos da Politecnico di Milano. É autor dos livros “Paulo Mendes da Rocha. Obra completa” (Electa Mondadori, Gustavo Gili e Rizzoli International, Milão, 2013-15), “São Paulo. Ritratti di città” (Compositori, 2014), “Uma genealogia da imaginação de Paulo Mendes da Rocha. Lições de Veneza” (Dafne, 2017; nova edição: “Veneza como paradigma: uma genealogia da imaginação de Paulo Mendes da Rocha”, Editora da Escola da Cidade, 2023), “O Trianon do MAM ao MASP. Arquitetura e política em São Paulo (1946-1968)” (Editora 34, 2019) e “‘A cidade é uma casa. A casa é uma cidade.’ Vilanova Artigas na história de um topos” (Editora da Escola da Cidade, 2019).

Francesca Mattei é professora associada de História da Arquitetura da Università degli Studi Roma Tre e membra do Colégio de Doutorado “Arquitetura: Patrimônio e Inovação” no mesmo centro universitário. É professora ligada programa de bolsas de estudo Feodor Lynen Research Fellowship Alexander von Humboldt Foundation. Faz parte do grupo de trabalho para a reorganização do itinerário museológico e para a valorização do Palazzo Te em Mântua. É vice-diretora da revista Studi e ricerche di storia dell’architettura, órgão de divulgação da dell’Associazione Italiana di Storia dell’Architettura. Está no conselho editorial da Temporánea. Revista de Historia de la Arquitectura, da comissão científica da coleção Culture artistiche del Medioevo (Franco Angeli editore), da coleção Storia dell’architettura (Roma TrE-Press) e da revista Varia.