Publicado em 18 de março de 2025
ADI
Em 20/03/2025, às 17:00
Local: Auditório FAU-USP
No dia 18 de março, o Conselho Universitário irá votar a concessão do título de Doutor Honoris Causa para Sergio Ferro, título proposto conjuntamente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU), o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e o Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Como todas e todos sabem, Sergio Ferro formou-se na FAU em 1961, e iniciou sua carreira como docente desta casa um ano depois, ministrando aulas até 1970. Nesse período, além do célebre artigo “Arquitetura Nova”, publicado à época pelo GFAU, teve intensa atividade intelectual, dialogando com renomados colegas de toda a USP, como Flávio Motta, Mayume Watanabe, Rodrigo Lefèvre, Flávio Império, Roberto Schwarz, Rui Fausto, Lourdes Sola, Eder Sader, Rui Mauro Marini e Michel Löwy, entre outros.
Sergio tornou-se referência para toda uma geração de estudantes, professores, profissionais e artistas, nos campos da Arquitetura, da Engenharia, da Arte (envolvendo disciplinas como a Sociologia, a História, a Economia Política, a Filosofia, dentre outros
Mas, em virtude de sua militância na resistência à ditadura civil-militar, em dezembro de 1970, foi preso e torturado pelo aparelho repressivo do regime.
Solto um ano depois, sem emprego nem perspectivas de trabalho, aceitou o convite para exercer a docência e a pesquisa na École Supérieure d’Architecture de Grenoble, na França, quando publicou livros hoje clássicos como “O Canteiro e o Desenho”, “Arquitetura e Trabalho Livre”, entre muitos outros.
Por ocasião da sua vinda a São Paulo, onde esteve, com o GFAUD, realizando uma obra em homenagem ao Antonio Benetazzo, e para celebrar o momento, a Diretoria da FAU o convidou para um evento inaugural do ano letivo de 2025, em que Sergio Ferro fará um bate-papo com convidados e com toda a comunidade. Este evento tem caráter de reparação frente aos atos de exceção praticados no passado contra o professor, mas também se alça como reconhecimento da dimensão que sua obra teórica alcançou, nacional e internacionalmente.