Publicado em 27 de março de 2025
ADI
Em 25/04/2025, às 17:00
Local: Auditório FAU-USP
No dia 25 de abril, às 17h, a Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e de Design da USP concede a Julio Roberto Katinsky o título de professor Emérito. Tal iniciativa reconhece a inestimável contribuição de Katinsky à nossa Faculdade e ao seu campo de atuação, em âmbito nacional e Internacional.
A cerimônia é aberta a todos. Esperamos por sua presença.
Trajetória de Julio Katinsky
O arquiteto e urbanista Julio Roberto Katinsky tem uma trajetória pessoal que se entrelaça e se coaduna com a própria trajetória institucional da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Suas várias atividades profissionais realizadas ao longo de mais de 70 anos de trabalho cobrem e definem o campo de atuação de arquitetos, urbanistas e designers no Brasil, conjugando projetos de arquitetura, projetos urbanos, projetos de objetos, à atividade acadêmica de ensino, pesquisa, extensão, orientação na graduação e na pós-graduação, além de sua atuação na administração universitária.
Com vinte anos, iniciou sua graduação em Arquitetura e Urbanismo (1952-1957) na Vila Penteado, nos primeiros anos de atividade da FAUUSP como unidade autônoma. Depois de uma intensa e diversificada atividade profissional, ingressou como docente e pesquisador nessa mesma faculdade, onde lecionou por mais de 60 anos, foi diretor e se aposentou como professor titular. Sua trajetória de vida profissional e de atividade acadêmica esteve, dessa maneira, toda direcionada à produção, à formação e à reflexão crítica sobre a Arquitetura, o Urbanismo e o Design (como desenho industrial), no Brasil e no mundo contemporâneo, de forma interdisciplinar e abrangente. Postas em perspectiva, tais atividades, em suas naturezas complementares – projetuais, didáticas e de investigação científica – trazem uma contribuição pessoal notável ao esforço histórico coletivo da FAU-USP.
Como estudante, participou ativamente do Grêmio, nas atividades do Centro de Estudos Folclóricos, depois designado Centro de Estudos Brasileiros, iniciativa pioneira dos estudantes da FAU na documentação e no estudo crítico da arquitetura colonial, da arquitetura vernacular e da produção moderna in loco, realizando viagens de formação.
Recém-formado, Julio Katinsky trabalhou no L’Atelier de Jorge Zalszupin e projetou, dentre outras peças, a mesa de centro Andorinha, em madeira laminada dobrada.
No início de suas atividades como arquiteto, Julio Katinsky trabalhou no escritório de João Batista Vilanova Artigas e, entre 1956 e 1957, participou como colaborador, junto com os arquitetos Carlos Cascaldi, Mário Wagner Vieira da Cunha e Paulo de Camargo e Almeida e com a equipe formada por Heitor Ferreira de Souza, Mário Alfredo Reginato e Ubirajara Gilioli, no projeto para o concurso de Brasília, proposta classificada em 5º lugar.
Em 1959 projetou e construiu sob encomenda a hoje conhecida “poltrona Katinsky”, exemplar representativo da qualidade dos móveis modernos produzidos industrialmente no Brasil na segunda metade do século XX.
Em 1960, junto com João Walter Toscano, Odiléa Setti e Abrahão Sanovicz, Julio Katinsky venceu o concorrido concurso nacional de arquitetura para o projeto da sede do Iate Clube de Londrina, com um projeto em concreto bastante leve, transparente e integrado à paisagem do lago, sem que a obra tenha sido construída.
Em 1961, em parceria com Oswaldo Corrêa Gonçalves e Abrahão Sanovicz, Julio Katinsky elaborou a primeira versão do projeto do Teatro Municipal de Santos, edifício significativo da estética modernista no litoral paulista.
No final dos anos 1960, concebeu o banco ou banqueta Katinsky (Tamborete) dando continuidade à sua atividade como arquiteto, desenhista industrial e projetista de móveis.
O primeiro projeto de arquitetura integralmente desenhado e construído por Katinsky foi sua casa no centro histórico de Paraty, no Rio de Janeiro, em 1968. Projeto singular que se integra discretamente ao casario local e apresenta, no lote, uma continuidade espacial plena entre espaços cobertos e jardim, em terreno adquirido conjuntamente com Ruy Ohtake.
Em 1970, Julio Katinsky participou da equipe de desenvolvimento do Pavilhão do Brasil na Expo’70 em Osaka no Japão, coordenada pelo então jovem arquiteto Paulo Archias Mendes da Rocha, junto com os colaboradores: Flavio Lichtenfels Motta, Jorge Osvaldo Caron e Ruy Ohtake.
Entre 1965 e 1973, Julio Katinsky elaborou e construiu sua casa, no bairro das Perdizes, em um terreno em declive em direção ao fundo de vale da avenida Sumaré. Sua arquitetura com estrutura de concreto armado aparente se abre para várias entradas de luz e conforma uma organização do programa em vários níveis, conectados por uma escada helicoidal, sempre integrando espaços internos aos jardins.
Ao longo dos anos 1970 integrou a divisão de Arquitetura e Urbanismo da Companhia Energética de São Paulo (CESP), junto com Hélio Pasta e Hélio Penteado, com quem trabalharia em vários projetos a partir desse período. Na CESP, Julio Katinsky participou da equipe de projeto da Usina de Xavantes (1970), tendo sido responsável pela vila de operadores e núcleo de manutenção; e da Usina de Corumbataí (1978-82), dentre outras.
Em 1986, Julio Katinsky integrou a equipe coordenada por Oscar Niemeyer responsável pelo desenvolvimento do Parque do Tietê: plano de reurbanização da margem do rio Tietê, com a participação de Gohn, H., Hélio Pasta, Hélio Penteado, Maria Cecília Scharlach, Haron Cohen, Ruy Ohtake e Walter Marhohl.
Tendo sido gestor do Engenho dos Erasmos – monumento nacional tombado em 1963, doado à USP como remanescente raro da produção açucareira no litoral paulista -, Julio Katinsky desenvolveu, a pedido da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (entre fins dos anos 1990 e no início dos anos 2000), projetos de estabilização e consolidação de muros e da cobertura em duas águas do próprio engenho, além do projeto da base avançada da universidade nesse expressivo sítio arqueológico na cidade de Santos.
Mais recentemente, em 2005, desenvolveu com sua irmã, a arquiteta e urbanista Thereza Katinszky De Katina e Pielesz (graduada na primeira turma da FAUUSP) e a arquiteta e urbanista Helena Aparecida Ayoub Silva, o projeto de restauro do edifício principal da Faculdade de Medicina da USP, a “Casa de Arnaldo”, na avenida Dr. Arnaldo.
Como resultado de uma profícua produção arquitetônica de relevância reconhecida nacional e internacionalmente, a Biblioteca da FAUUSP abriga hoje um conjunto de desenhos de 72 projetos de autoria de Julio Katinsky, dentre projetos residenciais, edifícios educacionais, culturais, comerciais, administrativos, industriais e peças de mobiliário.
Ao longo de sua atuação como docente e pesquisador junto ao Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto na FAUUSP (iniciada em 1962), ministrou disciplinas sobre a História da Arte, sobre a História da Arquitetura e contribuiu significativamente para a definição do campo de estudos sobre a História das Técnicas e sobre a Tecnologia sempre em uma perspectiva crítico-propositiva, centrada na compreensão das singularidades da condição e das contribuições brasileiras. Sua tese de doutorado intitulada “Casas Bandeiristas”, defendida em 1973 sob a orientação do Prof. Flavio Motta, inseriu o tema no âmbito da História da Arquitetura no Brasil e segue sendo uma referência incontornável no estudo do tema.
Sua proposta de realização de maquetes e modelos tridimensionais como processo de estudo crítico das características construtivas e espaciais da arquitetura, desenvolvida ao longo de décadas nas disciplinas introdutórias de História da Arquitetura Moderna, continua sendo paradigmática na formação de jovens arquitetos(as) e urbanistas.
Seus estudos sobre a perspectiva linear e as tavoletta de Brunelleschi trouxeram contribuições fundamentais para a constituição de um campo fecundo de pesquisas brasileiras dedicado ao estudo das representações nas Artes e na Arquitetura. Na pós-graduação, Julio Katinsky atuou de forma decisiva no estímulo à História da Ciência e na proposição e desenvolvimento da disciplina de Metodologia científica aplicada à pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.
Como orientador no Programa de Pós-graduação da FAUUSP foi responsável pela formação de dezenas de mestre e doutores, dentre os quais destacam-se aqui: Cristina Cunha Costa e Sá, Odiléa Helena Setti Toscano, João Carlos Rodolpho Stroeter, Marlene Azevedo Acayaba, Esterzilda Azevedo, Matheus Gorovitz, José Eduardo de Assis Lefevre, Regina Andrade Tirello, Ethel Leon e Jordana Zola.
Várias gerações de arquitetos e urbanistas, desenhistas industriais, artistas, críticos, pensadores e professores foram alunos de Julio Katinsky nos cursos de graduação e pós-graduação, na FAU-USP e na FAU-Santos, tendo tido assim a oportunidade de entrar em contato com a sua postura como professor em tantas aulas, seminários, provocações para o diálogo e debates inspiradores.