Autoavaliação do PPG-DE

O PPG Design realizou atividades voltadas à autoavaliação durante o 1º quadriênio, seguindo parâmetros próprios e iniciativas da USP. A partir de 2020, planejou estas atividades de acordo com as orientações da CAPES, estabelecendo fases, metas e objetivos de autoavaliação e estabelecendo um Grupo de Trabalho responsável pelo processo.

A proposta do Programa, quando foi desenvolvida, alinhava-se ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2017 da USP, tendo esse o objetivo de formar doutores na área de fronteira do conhecimento e inovação tecnológica. Algumas das metas previstas no PDI da USP eram a ampliação do número de convênios e intercâmbios internacionais, do número de pós-graduandos e sua colaboração na Pós-Graduação. Previa-se também facilitar a formação de novas redes de pesquisa, a articulação com o mundo do trabalho e a integração da pesquisa com o setor produtivo, com potencial para geração de pedidos de patentes.

Apesar de não haver previsão de um processo de autoavaliação no documento da Avaliação de Proposta de Curso Novo (APCN) de 2016, ocorreram reflexões e análises qualitativas sobre o funcionamento do Programa com certa frequência na sua 1º autoavaliação conforme preconizado pelo ‘Documento de Área’ e pelo ‘Relatório do Seminário de Meio Termo’, da Área 29 – Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES de quadriênio, de modo a incrementar a sua produção intelectual em conexão com as metas da unidade, da universidade e da sociedade.

A proposta de autoavaliação do PPG Design da FAU USP para o 2º quadriênio (2021-2024) baseia-se nos princípios apontados no ‘Documento de Área’ e no ‘Relatório do Seminário de Meio Termo’, da Área 29 – Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES 2019a e b), e deverá ser realizada anualmente com 5 fases: (i) preparação, (ii) implementação, (iii) divulgação, (iv) uso dos resultados da autoavaliação e (v) avaliação.

O processo de Autoavaliação do ano 2021, teve início ainda no ano de 2020, com a definição da composição de cargos para formar um Grupo de Trabalho para gerir e implementar o processo de Autoavaliação do PPG Design FAUUSP (GT Autoavaliação do PPGDesign), que é assessor da Comissão Coordenadora do Programa (CCP-Design). Esse GT foi oficialmente composto no início de 2021 e ampliado em meados do mesmo ano para o trabalho das fases seguintes: 1 docente da CCP-Design; 2 docentes do Programa; 5 alunos; 1 docente externo ao PPG Design da FAU USP: Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli (Unesp); e 1 egressa do Programa.

Em dezembro de 2021 foi realizada uma enquete com os docentes, alunos e egressos do PPG Design, e dois workshops temáticos com discentes e egressos, como parte das atividades de coleta de dados da fase de implementação. Uma tabulação dos dados foi feita até janeiro de 2022 e os resultados desta pesquisa foram sintetizados em forças, fraquezas, ameaças e oportunidades conforme método da matriz SWOT adotada.

A divulgação desses resultados foi feita durante a realização no dia 23 de fevereiro de 2022 de um Workshop Geral com discentes e docentes, no qual foram geradas propostas de ações para melhoria e aperfeiçoamento do Programa. Estas ações foram organizadas em grupos temáticos e um relatório final do processo com a narrativa do processo de autoavaliação, seus resultados e propostas de ações foi elaborado e entregue a CCP Design em meados de 2022. Algumas das ações propostas já estavam em fase de implementação neste momento.

A CCP realizou reuniões gerais com a comunidade do Programa, incluindo egressos, nos dias 12/07/2022 e 12/12/2022 nas quais foram constituídos 8 grupos de trabalhos com a finalidade de planejar e encaminhar as ações de aperfeiçoamento do PPG Design que foram agrupadas em 8 temas: Comunicação interna e externa, Apoio à produção intelectual, Ampliação e melhoria de intercâmbios, Integração com atores externos ao PPG Design, Fomento a pesquisas, Estrutura do PPG Design, Eventos internos e externos, e Fortalecimento da comunidade do PPG Design.

Um GT geral foi formado por 3 docentes, 1 egressa e 2 alunos para acompanhar os 8 GTs. Esses GTs foram liderados por docentes e passaram a se reunir periodicamente, com agendas próprias entre 2023 e 2024. A CCP assumiu a ação principal do GT Estrutura e encaminhou as discussões revisão da linha de pesquisa Design: Processos e Linguagens, que continua em andamento. Os demais 7 GTs entregaram relatórios de atividades em novembro de 2023, junho e dezembro de 2024, cujos teores foram apresentados a comunidade do PPG Design nas reuniões gerais de 2023 e 2024, nas quais os resultados foram discutidos e recomendado ajustes quando necessários.

Na última reunião geral de 2024 avaliou-se que para o 3º quadriênio os GTs devem ser revitalizados, recompondo seus quadros, e continuar a implementações de ações de curto e médio prazo e iniciar as ações propostas de longo prazo e maior dificuldade que tenham consonância com as metas do Programa estabelecidas para o 3º quadriênio. O programa pretende também realizar novas autoavaliações participativas, com discentes docentes e egressos, pelo método SWOT, concomitantemente com as atividades dos GTs de ações, e levando em consideração a avaliação da CAPES sobre o 2º quadriênio e os princípios dos documentos da Área Arquitetura, Urbanismo e Design.