Publicado em 24 de abril de 2025
ADI
Foto de parte do grupo de estudantes da FAU-USP em frente à sede do CAU/SP na Rua Quinze de Novembro, Triângulo Histórico da cidade de São Paulo. Foto: CAU/SP.
No dia 3 de abril de 2025, os estudantes da disciplina obrigatória do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo AUT0520 – Prática Profissional e Organização do Trabalho participaram de imersão no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).
A atividade, proposta pelos professores Eduardo Pizarro e Rosaria Ono em parceria com o Conselho, integra o programa da disciplina, em articulação com uma série de rodas de conversa e visitas que têm como principal objetivo ampliar os diálogos entre a universidade, o conselho, os profissionais e a sociedade no que diz respeito ao exercício ético e qualificado da Arquitetura e Urbanismo na contemporaneidade. Em sua primeira edição, as rodas de conversa e visitas focam, ao longo do semestre, diferentes campos de atuação profissional: Arquitetura de Edificações; Arquitetura de Interiores; Patrimônio Cultural, Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico; Urbanismo e Desenho Urbano; além de outras interfaces e as etapas de projeto.
Os estudantes da FAU-USP foram recebidos com café da manhã na sede do CAU/SP, no Triângulo Histórico da cidade de São Paulo, pela Presidente do Conselho, a arquiteta e urbanista Camila Moreno de Camargo, e pelo Coordenador da Comissão de Relações Institucionais, o arquiteto e urbanista Rafael Ambrósio.
Em seguida, o Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho, arquiteto e urbanista Gilberto Belleza (também ex-Presidente do CAU/SP) compartilhou sua visão acerca do processo de estruturação da profissão e do Conselho até hoje, além de questões fundamentais acerca da boa conduta ética no exercício profissional.
Foto do Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho, arquiteto e urbanista Gilberto Belleza. Foto: CAU/SP.
As arquitetas e urbanistas Clarissa Duarte e Velta Krauklis, respectivamente Coordenadora Adjunta da Comissão de Ensino e Formação e Coordenadora Técnica de Ensino e Formação do CAU/SP, destacaram um conjunto de procedimentos e recomendações para os primeiros passos a serem tomados pelos estudantes após a formação, principalmente no que diz à solicitação do registro profissional.
No que toca à prática profissional, a Coordenadora da Comissão de Exercício Profissional do CAU/SP, arquiteta e urbanista Renata Ballone, problematizou desafios e potencialidades para a atuação cotidiana em diferentes contextos territoriais e considerando a diversidade dos profissionais e dos campos. E, de forma complementar, a Coordenadora Técnica de Exercício Profissional, arquiteta e urbanista Karla Costa, tratou de forma específica do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), da Certidão de Acervo Técnico (CAT-A, CAT-S e CAT-O) , do Registro do Direito Autoral (RDA) e da precificação (Tabela e Calculadora de Honorários).
Foto das arquitetas e urbanistas Clarissa Duarte e Velta Krauklis, respectivamente Coordenadora Adjunta da Comissão de Ensino e Formação e Coordenadora Técnica de Ensino e Formação do CAU/SP. Foto: CAU/SP.
Foto da Coordenadora da Comissão de Exercício Profissional do CAU/SP, arquiteta e urbanista Renata Ballone, da Coordenadora Técnica de Exercício Profissional, arquiteta e urbanista Karla Costa e do Prof. Eduardo Pizarro. Foto: CAU/SP.
Ademais, a profissional Marina Bottini, analista do Gabinete da Presidência, apresentou o projeto de reforma da sede do Conselho na capital, desenvolvido pelo escritório Hereñú + Ferroni Arquitetos, selecionado por meio de Concurso Público Nacional promovido pelo CAU/SP e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), destacando o Concurso como importante modalidade para a valorização das práticas profissionais. Além disso, foi possível visitar a sede do térreo à cobertura, bem como contemplar sua fachada, projetada e construída pelo escritório de Ramos de Azevedo em 1920 e tombada como patrimônio cultural.
A parceria entre FAU-USP e CAU/SP segue em frente, como um piloto a ser avaliado e discutido de modo a contribuir com a construção coletiva de estratégias para a aproximação entre os estudantes e o Conselho, contribuindo com a promoção do exercício ético e qualificado da profissão, bem como de futuros mais justos, democráticos, inclusivos e sustentáveis para as cidades e para as pessoas.
Foto dos estudantes da FAU/SP. Foto: CAU/SP.