“Pele de Vidro” leva FAU-USP à mostra Internacional de Cinema

Publicado em 21 de outubro de 2024
ADI

O documentário Pele de Vidro (Skin of Glass) apresenta a jornada da cineasta Denise Zmekhol ao descobrir que o trabalho mais célebre de seu falecido pai, o arquiteto Roger Zmekhol, o edifício Wilton Paes de Almeida, um arranha-céu de vidro no coração de São Paulo, foi ocupado por centenas de famílias de moradores de rua e desmoronou após um trágico incêndio.

“Pele de Vidro” é uma meditação cinematográfica, poética e pessoal sobre mudanças, desigualdades sociais e perdas. O filme acompanha a jornada da cineasta Denise Zmekhol ao descobrir que a obra mais famosa de seu pai Roger Zmekhol, o Edifício Wilton Paes de Almeida, está ocupada por centenas de famílias sem-teto no coração de São Paulo. A realidade, no entanto, deu ares dramáticos ao documentário. Durante a filmagem, o ícone modernista da era de ouro da arquitetura brasileira pega fogo e desaba. Entrelaçando delicadamente o pessoal e o político, “Pele de Vidro” é uma reflexão profunda e comovente do Brasil.

Roger Zmekhol foi aluno e professor da FAU. Seus projetos fazem parte do acervo iconográfico da Biblioteca da FAU-USP.

No elenco do documentário estão figuras ligadas ao passado e presente da FAU-USP, como Paulo Mendes da Rocha, Marcos Acayaba e Guilherme Wisnik.

O documentário foi lançado em 2023 e está sendo exibido em diversos festivais pelo mundo, tendo chegado agora para a 48º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Confira as sessões.

Assista ao trailer.