FAUUSP assina acordo de cooperação com instituições holandesas

Publicado em 3 de maio de 2024

Nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2024, foi realizado o seminário “Rede de Cidades-Porto Fluviais: Projeto na intersecção entre ação climática e saúde no ambiente urbano” como parte das atividades do Acordo de Cooperação Acadêmica (Processo USP 2023.1.2264.1.8) e do Projeto de Pesquisa Conjunta entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – por meio do Laboratório de Projeto (LABPROJ FAUUSP) – , a Bouwkunde Technische Universiteit Delft (BK TU Delft), a Delft Deltas, Infrastructures & Mobility Initiative (DIMI TU Delft, programa inter-faculdades da TU Delft) e a Convergence Alliance (iniciativa de cooperação transdisciplinar entre TU Delft, Erasmus MC and Erasmus University Rotterdam). O seminário teve como objetivo promover o encontro entre os coordenadores e pesquisadores do Projeto de Pesquisa Conjunta, em sessões de trabalho e de apresentação para discussão e reflexão acerca do estado da arte dos projetos de pesquisa em curso pelos grupos de pesquisa envolvidos, e detalhar a implementação do Plano de Trabalho; além disso, o seminário teve também sessões de apresentações na Prefeitura do Município de São Paulo, junto à técnicos e servidores públicos municipais, como desdobramento das atividades vinculadas a dois Projetos de Cultura e Extensão Universitária (Processo USP 2022.1.00590.16.2 e Processo USP 2023.1.00221.16.8) entre FAUUSP, por meio do LABPROJ FAUUSP, e a Prefeitura de São Paulo.
No dia 26 de abril o Diretor da FAUUSP, João Sette Whitaker Ferreira, assinou o Projeto de Pesquisa Conjunta, como parte das atividades de encerramento do seminário. O Projeto de Pesquisa Conjunta “Rede de Cidades-Porto Fluviais” terá duração de 60 meses, sem contrapartida financeira, e está organizado em duas linhas de pesquisa principais: o Sistema Integrado de Hidrovias Urbanas da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê na Região Metropolitana de São Paulo e a Rede de Cidades-Porto Fluviais da Hidrovia Norte-Sul. Tem como objetivo viabilizar atividades de pesquisa conjunta e a produção de conhecimento acadêmico e científico no contexto de regiões com intensa dinâmica entre cidades e águas, para promoção da qualidade urbana ambiental.