Estudante da FAUUSP é selecionada para programa de bolsa internacional
Publicado em 9 de agosto de 2024
ADI
Ruth Cuiá Troncarelli, doutoranda no programa de pós-graduação da FAUUSP, na área de Tecnologia da Arquitetura, na linha de pesquisa de Representações e Processos de Produção foi uma da contempladas no edital de Bolsas GUATÁ 2024 de mobilidade estudantil França-Brasil, organizado pela Embaixada da França no Brasil.
Neste ano foram 08 contemplados(as), sendo 2 doutorandos(as) USP: a Ruth pela FAU e Idjahure Pinto Kadiwel, pela FFLCH (Antropologia Social).
O programa GUATÁ, organizado em 2024 em parceria com 11 universidades brasileiras dentre as quais a USP, promove a mobilidade internacional de doutorandos(as) indígenas brasileiros(as) com bolsas de até 11 meses em instituição de ensino superior francesa.
Ruth Cuiá Troncarelli é graduada na FAUUSP (2016), mesma instituição onde concluiu seu mestrado (2022), e integra, desde sua formalização em 2013, o Grupo de Pesquisa CNPq “Representações: Imaginário e Tecnologia” (RITe), associado ao Centre de Recherches Internationales sur L’Imaginaire (CRI2i).
O doutorado de Ruth, sob orientação de Artur Rozestraten, intitulado “A sobrevivência das chácaras no imaginário urbano da cidade de São Paulo: imagerias, representações e processos de produção” se concentra sobre o fenômeno das chácaras na cidade de São Paulo, por meio de uma análise acerca do conjunto de suas imagerias, constituídas em sua maior parte pelas cartografias, iconografias e fotografias, compondo um dos “imaginários urbanos” da cidade, principalmente na passagem do século XIX para o século XX. Procura-se desvendar quais foram os atores relacionados ao fenômeno apresentado, as características apreendidas nesta paisagem, além das vertentes relacionadas a ela, sejam elas filosóficas, sociológicas, históricas, antropológicas, e do âmbito dos imaginários urbanos.
Seu programa de doutorado-sanduíche será realizado na “École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)”, em Paris (França), sob a supervisão local da professora Claudia Damasceno Fonseca, entre setembro de 2024 e junho de 2025.