A administração da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo é exercida por sua Congregação, órgão consultivo e deliberativo superior, Conselho Técnico-Administrativo, Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação, Comissão de Pesquisa e Comissão de Cultura e Extensão, comandados pela Diretoria em sua tarefa executiva.
A Diretoria compreende um diretor e um vice-diretor, ambos escolhidos por um colegiado especial da faculdade (o Colégio Eleitoral) integrado por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos.
A Diretoria, para o desempenho de suas funções executivas, conta com apoio de assistentes técnicos, que respondem pela Assistência de Direção propriamente dita, pela Controladoria, pela Assistência Administrativa, pela Assistência Acadêmica e pela Assistência Financeira.
Conforme preveem o Estatuto e o Regimento da USP, bem como o Regimento da FAUUSP, os órgãos colegiados da faculdade são compostos por docentes (das várias categorias) e por representantes dos funcionários e do corpo discente, eleitos entre seus pares e respeitando as normas estabelecidas pela legislação competente.
No âmbito acadêmico, a faculdade se estrutura em três departamentos que se complementam e se inter-relacionam: Departamento de Projeto (AUP); Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto (AUH); e Departamento de Tecnologia da Arquitetura (AUT). Complementando a formação dada por estes departamentos, também contribuem para os cursos da faculdade alguns departamentos da Escola Politécnica, da Escola de Comunicações e Artes, do Instituto de Matemática e Estatística e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.
Para desenvolver todas essas atividades, a faculdade dispõe de uma estrutura de apoio com as Seções Técnicas de Modelos, Ensaios e Experimentações Construtivas (STMEEC – antigo LAME); de Informações e Produção de Bases Digitais (CESAD); de Produção Editorial (STPROED – antigo LPG); de Audiovisual. Além disso, possui uma biblioteca especializada, abrigando um dos maiores acervos sobre arquitetura, urbanismo e artes da América Latina.
A FAUUSP conta, atualmente, com 105 docentes efetivos, sendo 53 docentes do AUP, 26 docentes do AUH e 26 docentes do AUT; 123 servidores técnicos e administrativos; 1.236 alunos de graduação, sendo 981 de Arquitetura e Urbanismo e 255 de Design; 588 alunos de pós-graduação, distribuídos em dois programas: Arquitetura e Urbanismo e Design.
Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1990) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998), Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docente também pela FAUUSP (2013). Professor Titular desde maio de 2022. Prêmio de melhor tese de Doutorado, em 2005, pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). Doutorado Honoris Causa concedido pela Universidade de Lyon/Jean Monnet – St Etienne, França (2017). É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo desde 2000 e foi Presidente da CPG – Comissão de Pós-Graduação da FAUUSP de 2017 a 2020. Pesquisador sênior do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) da FAUUSP, desde 1998, o qual coordenou entre 2010 e 2016. Bolsista Produtividade do CNPq Nivel 2. Coordenador de Projeto Temático Fapesp-ANR, de 2020 a 2024. Professor Visitante 2011-2012 no Institut de Hautes Études de l´Amérique Latine – IHEAL, Université de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, e da Université Jean Monnet, em St Etienne, França, de 2014 a 2018. Professor visitante da Ecole d’Architecture, de la Ville et des territoires de Marne-La-Vallée, França (2018), e laureado da Chaire BSI-Citydev da Universidade Livre de Bruxelas (2018). Listado no Ranking for Scientists da AD Scientific Index – Top 10.000 Scientists Latin America (posição 5285). Atua como professor e consultor para políticas públicas nos seguintes temas: habitação social, desenvolvimento ambiental urbano, instrumentos urbanísticos e estatuto da cidade, economia urbana e mercado imobiliário, globalização e cidades-globais. Autor do livro “O mito da cidade-global: o papel da ideologia na produção do espaço urbano” (Vozes, 2007), de “Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano” (Coordenador – FUPAM/LabHab-FAUUSP, 2012) e de vários capítulos de livros e artigos. Foi Secretário de Habitação do Município de São Paulo (2016).
Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi Curador-Geral da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo (IAB/SP, 2013). Autor dos livros Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009, primeiro lugar na categoria trabalhos publicados no 24º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, em 2010), Dentro do nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas (Ubu Editora, 2018) e Lançar mundos no mundo: Caetano Veloso e o Brasil (Fósforo, 2022), e coautor de Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura (Edições Sesc São Paulo, 2018). Organizador do livro Paulo Mendes da Rocha (Azougue, 2012) e co-organizador de Coletivo: arquitetura paulista contemporânea (Cosac Naify, 2006), Cildo: estudos, espaços, tempo (Ubu Editora, 2018), Futuro desenhado – ou textos escolhidos de Paulo Mendes da Rocha (Monade Editora, 2018) e Infinito vão (Casa da Arquitectura/Monolito, 2019). Vice-diretor do Centro Universitário Maria Antonia de 2014 a 2016, Colunista do jornal Folha de S. Paulo (2006-07 e 2016), da Rádio USP, membro da Latin American Studies Association (LASA), da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), da Comissão Científica da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP) do Conselho Consultivo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e do Conselho de orientação artística da Pinacoteca do Estado. Formado em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP, 1998), Mestre em História Social (FFLCH-USP, 2004), é Doutor pela FAUUSP (2012). Lecionou, como professor convidado, na École d’Architecture de la ville & des territoires à Marne-la-Vallée, Paris, na École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-Belleville, ENSAPB, e na Universidad de Talca, Chile. Foi curador do projeto de arte pública Margem (Itaú Cultural, 2008-10), da Ocupação Cildo Meireles (Itaú Cultural, 2011), da exposição Paulo Mendes da Rocha: a natureza como projeto (Museu Vale, Vitória do Espírito Santo, 2012), da Ocupação Paulo Mendes da Rocha (Itaú Cultural, 2018) da exposição Infinito vão: 90 anos de arquitetura brasileira (Casa da Arquitectura de Portugal, 2018) e da exposição Paisagem construída: São Paulo e Burle Marx (Fiesp, 2022). Recebeu o prêmio Destaque 2018 da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) em 2019, e o Prêmio Jabuti 2021 na categoria Artes.
O Grupo Assessor da Diretoria foi criado pela Portaria nº 07/2017 tendo como atribuição opinar sobre matérias em sua área de competência e que lhe sejam submetidas pela Diretoria.
Esse Grupo Assessor está constituído pelo Assistente Administrativo, pelo Assistente Financeiro, pelo Assistente Acadêmico e pelo Assistente Técnico de Direção.
Os servidores técnicos e administrativos podem enviar demandas para o e-mail: assessordirfau@usp.br.
João Sette Whitaker Ferreira
Diretor
Guilherme Teixeira Wisnik
Vice-Diretor
Equipe:
Lidiane Paulino Ferreira Costa
Secretária de Unidade de Ensino
fau@usp.br
+55 (11) 3091-4797
Marcia Regina Bernardes
Assistente Técnica de Direção
assistenciadirfau@usp.br
+55 (11) 2648-1670
Horário de atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min (exceto feriados, pontos facultativos, pontes e recesso).