Assistência Técnica Acadêmica

Responsável por planejar, desenvolver e organizar as atividades administrativas da área acadêmica, assessorar a Diretoria e Vice-Diretoria nos assuntos pertinentes à área, assim como as Comissões Estatutárias (Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação, Comissão de Pesquisa e Inovação e Comissão de Cultura e Extensão) quando necessário, com base nas disposições estatutárias e regimentais da Universidade.

Dentre suas atribuições, destacam-se:

    • Organização e coordenação de processos seletivos e concursos na carreira docente, oferecendo suporte às Comissões Julgadoras de concursos quanto à legislação pertinente;
    • Coordenação de processos eleitorais para escolha de presidentes das comissões estatutárias e demais representações no âmbito da Congregação;
    • Supervisão dos Serviços de Graduação, Pós-Graduação, Seção de Apoio Acadêmico e Comissões Estatutárias da unidade;
    • Gestão documental das reuniões da Congregação: elaboração de pautas, atas, relatórios, pareceres e ofícios, além de oferecer suporte quanto a dúvidas e encaminhamentos relacionados às normas regimentais emanadas pelas Pró-Reitorias, Secretaria Geral e Procuradoria Acadêmica da Universidade;
    • Observância a aspectos jurídico-formais no encaminhamento e condução de processos relacionados a concursos, processos seletivos e eleições colegiadas promovidas pela Unidade;
    • Atendimento a professores e alunos nos diversos assuntos ligados à área acadêmica, com a finalidade de assegurar o correto encaminhamento de processos e procedimentos a partir das dúvidas suscitadas;
    • Coordenação das solenidades inerentes à vida acadêmica, como outorga de título de professor emérito e entronização de novos integrantes na Galeria de Diretores;
    • Gestão administrativa da estrutura organizacional da área acadêmica: dinamização de fluxos e implementação de procedimentos administrativos macroestruturais, os quais confiram coesão e unidade às áreas envolvidas: graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação, e cultura e extensão.

PROFESSORES EMÉRITOS DA FAU-USP:

Títulos concedidos em conformidade com o artigo 93 do Estatuto da Universidade de São Paulo:
  • Prof. Dr. Paulo Archias Mendes da Rocha | 488ª sessão da Congregação – 18/03/2009;
  • Prof. Dr. Flávio José Magalhães Villaça | 530ª sessão da Congregação – 29/09/2011;
  • Prof. Dr. Cândido Malta Campos Filho | 537ª sessão da Congregação – 28/05/2012;
  • Prof. Dr. Nestor Goulart Reis Filho | 644ª sessão da Congregação – 29/11/2021;
  • Prof. Dr. Silvio Soares Macedo [in memoriam] | 645ª sessão da Congregação – 17/12/2021;
  • Prof. Dr. Carlos Alberto Cerqueira Lemos | 649ª sessão da Congregação – 01º/06/2022;
  • Profa. Dra. Aracy Abreu Amaral | 649ª sessão da Congregação – 01º/06/2022;
  • Profa. Dra. Maria Ruth Amaral de Sampaio Gruber [in memoriam] | 658ª sessão da Congregação – 27/04/2023;
  • Profa. Dra. Ermínia Terezinha Menon Maricato | 662ª sessão da Congregação – 29/09/2023.

Programa PROFESSOR SÊNIOR

Orientações

Docentes da USP aposentados ou em vias de se aposentar podem continuar a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na Universidade, desde que ingressem no Programa Professor Sênior, regulado pela Resolução nº 6073, de 01 de março de 2012

O ingresso no programa pode ocorrer por solicitação do docente ou a convite de um departamento, devendo ser formalizado pela unidade ou órgão onde o docente atuará, sem gerar vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista ou previdenciária.

Uma vez aprovado seu ingresso no programa, o interessado deverá firmar um Termo de Colaboração com a FAU, válido por dois anos, o qual poderá ser renovado mediante a assinatura de novo termo.

Para informações específicas sobre o Programa Professor Sênior, consulte as normativas abaixo:

LISTAGEM DE DOCENTES SÊNIORES ATIVOS – situação em 04/11/2024

Expediente

Leo Chahad André
Assistente Acadêmico
+55 (11) 3091 4637

Sueli Maria da Silva de Brito Correia
Assistente de Direção – Área Acadêmica
+55 (11) 3091 4798

Contato:
academicafau@usp.br

Horário de atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h.