Doutoranda FAU participa de atividades internacionais 

Publicado em 25 de abril de 2025
ADI

A doutoranda da FAUUSP, Daniela Costa Dornfeld Saldanha recentemente destacou-se em atividades internacionais?

1 – Teve seu artigo “The Historiography of Ornament”, publicado no livro “Ornament” do ICOM – DESIGN, fruto da conferência ICOM-ICDAD Annual Conference, ocorrida no Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa em 2023. Livro disponível no link – pp.38-47.

 

 

 

 

 

 

2 – No dia 10 de abril de 2025, apresentou a conferência em francês “O Art Déco no Brasil: coleção Fulvia et Adolpho Leirner” (L’Art Déco au Brésil : la collection Fulvia et Adolpho Leirner), no Museu de Artes Decorativas em Paris, com apoio da FAPESP. O evento intitulado “Encontros de Artes Decorativas: artes decorativas, moda, design, jardins por volta de 1925” (“Les Rencontres des Arts décoratifs : Arts décoratifs, mode, design, jardins autor de 1925”) ocorreu em razão das comemorações do centenário da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada entre 28 de abril e 30 de novembro de 1925. A jornada de estudos é parte da programação da exposição “Ruhlmann décorateur”, em cartaz entre 5 de março e 1 de junho de 2025, com o objetivo de ampliar a perspectiva sobre o Art Déco. A recepção da apresentação do Brasil foi excelente e inúmeras foram as perguntas do público e dos organizadores, que demonstraram muita atenção ao ouvir e muito interesse pelo Art Déco brasileiro.


Daniela Costa Dornfeld Saldanha
Doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP)  e pela École du Louvre (França), orientanda do Prof.Dr. Luciano Migliaccio, com bolsa FAPESP. Mestra em Ciências na área de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela USP (2017). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP (2000). Cursou Museologia (2016) e História Mundial da Arquitetura (2023) na École du Louvre. Desenvolveu estágio de pesquisa na França entre 2023 e 2024 na École du Louvre e, em 2016, junto ao centro de de documentação de arquitetura e paisagem do Museu D’Orsay, em Paris (2016), ambos com bolsa CAPES. É membra do ICOM e da associação internacional para estudo e divulgação do Art Nouveau, Réseau Art Nouveau Network. Atua nas áreas de história da arte e história da arquitetura.