Literatura indígena: entre o passado e o agora

Publicado em 9 de outubro de 2024
ADI

Em 10/10/2024, às 10:00
Local: Online

O Laboratório de Estudos Decoloniais (LABYA-YALA), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), traz o Professor e escritor Daniel Munduruku para o Ciclo de Eventos Quintas Ameríndias, no seu quinto ciclo. 

O encontro faz parte do programa da disciplina “Artes Ameríndias em Contexto Global: Artistas, Objetos, Coleções” e como parte das celebrações no quinto ano de quinto ano de Quintas Ameríndias, pois o professor Daniel Munduruku foi nosso primeiro convidado em 2019, inaugurando o projeto que continua até os dias de hoje. Nesta palestra intitulada “Literatura indígena: entre o passado e o agora” por nosso convidado especial, será uma abordagem de como a literatura indígena é uma realidade que se apresenta como alternativa para a compreensão dos acontecimentos atuais e uma possível leitura dos tempos que ainda vem. Ela é a forma de trazer a experiência do passado para o presente, um salto ancestral. 

Mini bio Daniel Munduruku:
Daniel Munduruku (Aldeia Maracanã, PA, 1964) é graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia e é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Autor premiado no Brasil e no exterior, Daniel já conquistou prêmios como: Prêmio Jabuti por duas vezes, Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor livro infantil, Prêmio Érico Vanucci Mendes (CNPq), Prêmio UNESCO – Madanjeet Singh para a promoção da tolerância e da não-violência. Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.