Seção de Alunos

Orientação, acompanhamento e registro acadêmico das ocorrências relacionadas ao corpo discente, desde o momento do ingresso no curso até a colação de grau.

Responsável pelo registro de informações no Sistema/USP – Júpiter e Netuno. Gerencia os processos de cadastro de turmas, elaboração de horário, com distribuição das disciplinas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, dando suporte aos Departamentos. Elabora e fomenta a estrutura curricular de ambos os cursos, elaborando os relatórios físico e eletrônico, inserindo informações no Sistema Júpiter dos dados necessários para criação, alteração e equivalência de disciplinas que compõem as respectivas Estruturas Curriculares dos cursos de graduação da Unidade e Programa de Dupla Formação FAU/EPUSP.

Atendimento, orientação e auxílio aos alunos regulares, intercambistas e especiais, acerca de resolução de problemas relativos a matrículas, semestre ideal, expedição de documentos.

Organização e apoio à cerimônia oficial de Colação de Grau, expedição de documentos relativos ao encerramento de curso, bem com apoio diário, expedição de documentos para alunos e ex-alunos e resolução de problemas diários referentes a matrícula de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design.

Emissão de documentos

Atestados

Podem ser emitidos automaticamente pelo Sistema JúpiterWeb, na aba “Aluno>Emissão de Documentos“, com as seguintes opções:

  • Atestado de aluno – Atesta que é um aluno de graduação;
  • Atestado de aluno trancado – Atesta que é um aluno de graduação com matrícula trancada;
  • Atestado de matrícula – Atesta que um aluno está matriculado;
  • Atestado de matrícula com disciplinas – Atesta que um aluno está matriculado, informando as disciplinas;
  • Atestado de matrícula de aluno especial com disciplinas – Atesta que um aluno especial está matriculado, informando as disciplinas;
  • Declaração de participação em programas de bolsa – Declara que um aluno de graduação participa ou participou de programas de bolsa;
  • Declaração para abertura de conta bancária – Declaração para abertura de conta corrente no Banco do Brasil.

Caso as opções acima não atendam às necessidades, o interessado poderá solicitar este documento por e-mail para servgrad@usp.br, devendo informar seu Nº USP e a finalidade do documento a ser emitido.

 

Declarações

Declarações são emitidas segundo a necessidade de cada um dos alunos. Podem conter dados relativos ao período de conclusão, ao prazo restante para conclusão ou dados específicos que atendam a demanda do solicitante. Este documento deve ser solicitado por meio do endereço: servgrad@usp.br e serão emitidos conforme a demanda dos pedidos, no prazo máximo de 10 (dez) dias.

Histórico Escolar

Pode ser emitido por meio diretamente na página do Sistema Júpiter, com código de autenticidade, que permite a verificação de autenticidade do documento. Caso haja necessidade de assinaturas físicas, o documento deve ser solicitado por meio do endereço: servgrad@usp.br.

  • aluno regularmente matriculado tem direito a 03 (três) vias de seu histórico por semestre. Além deste número devem ter as taxas correspondentes recolhidas junto ao Serviço de Tesouraria, por meio de preenchimento de formulário eletrônico, constante na PORTARIA Nº 38/2023 – Portaria 038-2023 – Atualização de taxas (fev-2024) .
  • Alunos que já concluíram o curso, tem direito a 01 (uma) via de seu histórico escolar, por ano. Vias além deste número devem ter as taxas correspondentes recolhidas junto ao Serviço  de Tesouraria, por meio de preenchimento de formulário eletrônico constante na PORTARIA Nº 38/2023 – Portaria 038-2023 – Atualização de taxas (fev-2024).
  • Versão Digital – Histórico Escolar – A versão  digital do Histórico Escolar será emitida com a certificação  digital e assinatura eletrônica dos responsáveis  sem custo algum. Dever ser solicitada  por meio  do  endereço eletrônico: servgrad@usp.br.

 

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR*
*conforme Portaria Nº 38/2023, de 13 de julho de 2023.

1ª etapa
O(a) interessado(a):
I) efetua transferência ou depósito (preferencialmente identificado) da taxa de emissão e envio da documentação no valor de R$ 14,14 (POR VIA SOLICITADA), podendo ser em inglês ou português, na conta receita da faculdade:
– Banco do Brasil (código do banco: 001)
– Agência 7009-2
– Conta corrente de nº 130393-7
– Interessado CONTA RECEITAS DF
– CNPJ 63.025.530/0011-86
II) preenche o formulário eletrônico (vide link e QR Code) de solicitação do conteúdo, informando seus dados pessoais e anexando o comprovante de pagamento e o histórico escolar (caso não o possua, solicitar no Serviço de Graduação).

2ª etapa
O(a) interessado(a) deverá aguardar a área responsável (Serviço de Graduação)
realizar o procedimento de produção, a área financeira confirmar o pagamento e emitir os comprovantes (recibo e recolhimento aos cofres públicos), e o Serviço de Graduação disponibilizar ou enviar o documento por meio de postagem pelos dos Correios. O prazo máximo para efetivação de todas essas etapas é de até quinze (15) dias úteis.
Caso o interessado opte pelo envio por meio dos Correios, será acrescida a taxa de postagem.

3ª etapa
O(a) interessado(a) será informado da disponibilidade do documento solicitado ou receberá os documentos solicitados em seu endereço informado.
Obs.: Em caso de dúvida encaminhar e-mail para servgrad@usp.br.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático é o documento que informa dados específicos de cada uma das disciplinas ministradas por esta faculdade, como objetivos, docentes responsáveis, ementa, programa método de avaliação e demais dados pertinentes a disciplina. Geralmente é solicitado no processo de revalidação de diploma ou processo de transferência. A emissão é feita mediante recolhimento de taxa referente a emissão e, quando for opção, postagem do material. Para a versão eletrônica, sem custos, o interessado poderá solicitar por meio do endereço: servgrad@usp.br.

Orientações acerca da emissão de conteúdo programático constam na PORTARIA Nº 38/2023 – Portaria 038-2023 – Atualização de taxas (fev-2024). Orientações para emissão de Conteúdo Programático.

Segunda via - Bilhete BUSP

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DE CARTÃO BUSP*
*conforme Portaria FAU nº 038/2023, de 13 de julho de 2023.

1ª etapa:
O(a) interessado(a):
I) efetua transferência ou depósito (preferencialmente identificado) da taxa de remissão
e envio do cartão no valor de R$ 18,38 na conta receita da faculdade:
– Banco do Brasil (código do banco: 001)
– Agência 7009-2
– Conta corrente de nº 130393-7
– Interessado CONTA RECEITAS DF
– CNPJ 63.025.530/0011-86
II) preenche o formulário eletrônico 2ª via de Cartão BUSP (v.10.1) de solicitação de segunda via do cartão, informando seus dados pessoais e anexando o comprovante do pagamento.

2ª etapa:
I) A área responsável incluirá a solicitação no sistema da USP, vinculado à SPTrans
(responsável pela confecção do cartão);
II) Após o cartão ser confeccionado e enviado à FAU, o(a) interessado(a) receberá um e-mail solicitando o comparecimento para retirada.

3ª etapa
A área responsável incluirá a solicitação no sistema da USP, vinculado à SPTrans (responsável pela confecção do cartão). Após o cartão ser confeccionado e enviado à FAU, a área responsável fará a postagem junto aos Correios no endereço informado.
Em caso de dúvida encaminhar e-mail para:
servgrad@usp.br (alunos de graduação);
cpgfausec@usp.br (alunos de mestrado ou doutorado);

Link para formulário:2ª via de Cartão BUSP (v.10.1)

 

Estudante Especial de Graduação

Estudante Especial - 1º semestre de 2025: Períodos e forma de Inscrição

A participação na categoria Estudante Especial é regulamentada por meio da RESOLUÇÃO CoG Nº 3757, que permite ao candidato participar de disciplinas do curso de graduação em Arquitetura Urbanismo e disciplinas do curso de Graduação em Design, que estejam sendo oferecidas neste semestre, desde que haja autorização do docente responsável pela disciplina.

As inscrições para a categoria de Estudante Especial para o Primeiro Semestre Letivo de 2025, serão feita mediante o envio do  Formulario-de-Inscricao- 1o semestre de 2025 devidamente preenchido e assinado, bem como todos os documentos solicitados anexos a mensagem que deverá ser enviada para: servgrad@usp.br, das 08h do dia 20.02 às 20h do dia 21.02.2025.
Inscrições recebidas antes ou depois dos prazos estabelecidos não serão processadas.

Documentos necessários:

  • RG (não será aceita CNH)
  • CPF
  • Histórico Escolar do ensino médio ou  diploma de graduação
  • Certificado  de conclusão do ensino médio  ou  diploma de graduação
  • Comprovante de endereço
  •  Formulario-de-Inscricao- 1o semestre de 2025  devidamente preenchido e assinado.

O candidato pode escolher quantas disciplinas desejar porém, quando  aprovado pelo docente responsável pela disciplina, deverá optar por 12 créditos, no  máximo.

As inscrições recebidas fora do prazo e horário estabelecidos não serão processadas. 

O  candidato  será notificado por meio  de mensagem acerca do resultado de suas inscrições, bem  como orientado para as atividades da disciplina.

É de responsabilidade do  candidato verificar nome, código e oferecimento da disciplina desejada, não sendo permitido nenhuma sobreposição de dia e horário de oferecimento.

Estrutura Curricular

Diploma de Graduação - Arquitetura e Urbanismo │ Design

Emissão de Primeira via de Diploma

Para ambos cursos, a primeira via do Diploma de Graduação, é emitida gratuitamente mediante a conclusão do curso e requerimento apresentado pelo interessado.

Para a emissão o interessado deve enviar para o e-mail: diplomasfau@usp.br, arquivos individuais contendo os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (não será aceita a CNH);
  • Certidão de nascimento;
  • Histórico escolar do ensino médio;
  • Certificado de conclusão de curso do ensino médio;
  • Formulário de Pedido de Diploma devidamente preenchido e assinado;

Os arquivos deverão ser enviados em arquivos individuais, legíveis, sem emendas, rasuras ou recortes.

Emissão de Segunda via de Diploma

A segunda via de diploma será emitida, mediante duas situações:

  • Perda de diploma:
  1. Em caso de perda o portador deverá publicar em jornal de grande circulação da cidade de São Paulo, nota onde conste a perda do diploma, o nome da Instituição responsável pela emissão do diploma, dados do portador e nota informando que em caso de recuperação  o documento será inutilizado;
  2. Recolher pagamento, junto ao Serviço de Tesouraria da FAU, conforme orientações constantes no Procedimentos para emissão de 2ª via de diploma
  3. Juntar à publicação original: comprovante de pagamento, certidão de nascimento ou casamento, Formulário – 2ª via de diploma devidamente preenchido, assinado e com assinatura de duas testemunhas;
  4. Apresentar cópia do RG e cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  5. O pedido deve ser protocolado no Serviço de Graduação, após a publicação da perda do diploma, juntamente com toda a documentação  exigida.
  • Dano ou  avaria de documento:
  1. Em caso de dano ou avaria do documento, recolher as taxas referentes a emissão, conforme orientações em  Procedimentos para emissão de 2ª via de diploma
  2. Apresentar juntamente com comprovante de pagamento o Formulário – 2ª via de diploma, devidamente preenchido,  assinado e com assinatura de duas testemunhas,
  3. Apresentar cópia do RG  e cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  4. Anexar aos documentos o documento declarado danificado.
  5. O pedido  deve ser protocolado no  Serviço de graduação, juntamente com a documentação  exigida.

Intercâmbio

Programa de Dupla Formação FAU>POLI

O Programa de dupla formação FAU-EPUSP consiste em alunos da FAU, além de todas as disciplinas do curso da FAU, cursarem a EPUSP durante dois anos, realizando as atividades estabelecidas neste Programa. Os alunos do curso de Engenharia Civil da EPUSP, além de cursarem todas as disciplinas do curso de Engenharia Civil da EPUSP, cursam a FAU durante dois anos, realizando as atividades estabelecidas neste Programa. Ao final do Programa, desde que conclua o curso em sua instituição de origem, o aluno receberá o diploma de sua unidade de origem, que será apostilado com uma habilitação da unidade de destino.

O Programa prevê que o aluno frequente as disciplinas da unidade de destino por dois anos. Entende-se que somente assim ele poderá adquirir plenamente a cultura da outra unidade, influenciando-a inclusive com a cultura da sua unidade de origem. Ele poderá a qualquer momento retornar a sua unidade, renunciando seu direito ao Programa. As Comissões de Graduação deverão, em comum acordo, rever os prazos previstos nas Resoluções 75 e 80 do regimento da Universidade, de modo a considerar o tempo superior para a diplomação do aluno.

Devido ao caráter pioneiro no âmbito da Universidade de São Paulo, o Programa considera a necessidade da realização de revisões e reavaliações anuais sistemáticas que acompanhem a sua evolução e aprimorem o seu desenvolvimento. As Diretorias e Comissões de Graduação das unidades deverão definir a forma desse processo.

Requisitos para o ingresso no Programa

Para os alunos da FAU
O candidato deverá ter cursado, no mínimo, 90% do total dos créditos obrigatórios e optativos correspondente ao sétimo semestre da FAU. Não será permitido o ingresso de alunos já matriculados no TFG – Trabalho Final de Graduação da FAU.

Para os alunos da EPUSP
O candidato deverá ter concluído o sexto semestre do curso de Engenharia Civil e ter sido aprovado em todas as disciplinas do primeiro ano do curso de Engenharia da EPUSP e do segundo ano da Grande Área Civil. O Programa se iniciará assim no sétimo semestre do curso. Excepcionalmente, para a primeira seleção, tal exigência será menos rigorosa, sendo aceito candidato ainda sem aprovação em até duas dessas disciplinas.

Mais informações consulte a página da secretaria da Comissão de Graduação.   https://www.fau.usp.br/ensino/graduacao/apoio-ao-aluno/secretaria-cg/ ‎

Horário das disciplinas

Arquitetura - 1º semestre 2024
Design - 1º Semestre 2024
Expediente

Emerson dos Santos Lima
Chefe Administrativo de Serviço

Equipe:
Fernando Gabriel de Abreu                        Chefe Substituto

Regina Pires Moreira                              Técnica Acadêmica

Simone Maria de Toledo                          Estágio

Contato:
servgrad@usp.br

+55 (11) 2648 0889

+55 (11) 3091 4516

+55 (11) 3091 4520

+55 (11) 3091 4815

Atendimento ao Público
ATENÇÃO! Durante o  recesso  escolar, de 13.12.2024 a 21.02.2025, o horário de atendimento ao  público  será de: 

Segunda a sexta-feira:

08h30min às 10h30min
14h às 18h
(exceto  feriados, pontes de recesso e pontos facultativos)