Orientação, acompanhamento e registro acadêmico das ocorrências relacionadas ao corpo discente, desde o momento do ingresso no curso até a colação de grau.
Responsável pelo registro de informações no Sistema/USP – Júpiter e Netuno. Gerencia os processos de cadastro de turmas, elaboração de horário, com distribuição das disciplinas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, dando suporte aos Departamentos. Elabora e fomenta a estrutura curricular de ambos os cursos, elaborando os relatórios físico e eletrônico, inserindo informações no Sistema Júpiter dos dados necessários para criação, alteração e equivalência de disciplinas que compõem as respectivas Estruturas Curriculares dos cursos de graduação da Unidade e Programa de Dupla Formação FAU/EPUSP.
Atendimento, orientação e auxílio aos alunos regulares, intercambistas e especiais, acerca de resolução de problemas relativos a matrículas, semestre ideal, expedição de documentos.
Organização e apoio à cerimônia oficial de Colação de Grau, expedição de documentos relativos ao encerramento de curso, bem com apoio diário, expedição de documentos para alunos e ex-alunos e resolução de problemas diários referentes a matrícula de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design.
Podem ser emitidos automaticamente pelo Sistema JúpiterWeb, na aba “Aluno>Emissão de Documentos“, com as seguintes opções:
Caso as opções acima não atendam às necessidades, o interessado poderá solicitar este documento por e-mail para servgrad@usp.br, devendo informar seu Nº USP e a finalidade do documento a ser emitido.
Declarações são emitidas segundo a necessidade de cada um dos alunos. Podem conter dados relativos ao período de conclusão, ao prazo restante para conclusão ou dados específicos que atendam a demanda do solicitante. Este documento deve ser solicitado por meio do endereço: servgrad@usp.br e serão emitidos conforme a demanda dos pedidos, no prazo máximo de 10 (dez) dias.
Pode ser emitido por meio diretamente na página do Sistema Júpiter, com código de autenticidade, que permite a verificação de autenticidade do documento. Caso haja necessidade de assinaturas físicas, o documento deve ser solicitado por meio do endereço: servgrad@usp.br.
PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR*
*conforme Portaria Nº 38/2023, de 13 de julho de 2023.
1ª etapa
O(a) interessado(a):
I) efetua transferência ou depósito (preferencialmente identificado) da taxa de emissão e envio da documentação no valor de R$ 14,14 (POR VIA SOLICITADA), podendo ser em inglês ou português, na conta receita da faculdade:
– Banco do Brasil (código do banco: 001)
– Agência 7009-2
– Conta corrente de nº 130393-7
– Interessado CONTA RECEITAS DF
– CNPJ 63.025.530/0011-86
II) preenche o formulário eletrônico (vide link e QR Code) de solicitação do conteúdo, informando seus dados pessoais e anexando o comprovante de pagamento e o histórico escolar (caso não o possua, solicitar no Serviço de Graduação).
2ª etapa
O(a) interessado(a) deverá aguardar a área responsável (Serviço de Graduação)
realizar o procedimento de produção, a área financeira confirmar o pagamento e emitir os comprovantes (recibo e recolhimento aos cofres públicos), e o Serviço de Graduação disponibilizar ou enviar o documento por meio de postagem pelos dos Correios. O prazo máximo para efetivação de todas essas etapas é de até quinze (15) dias úteis.
Caso o interessado opte pelo envio por meio dos Correios, será acrescida a taxa de postagem.
3ª etapa
O(a) interessado(a) será informado da disponibilidade do documento solicitado ou receberá os documentos solicitados em seu endereço informado.
Obs.: Em caso de dúvida encaminhar e-mail para servgrad@usp.br.
O Conteúdo Programático é o documento que informa dados específicos de cada uma das disciplinas ministradas por esta faculdade, como objetivos, docentes responsáveis, ementa, programa método de avaliação e demais dados pertinentes a disciplina. Geralmente é solicitado no processo de revalidação de diploma ou processo de transferência. A emissão é feita mediante recolhimento de taxa referente a emissão e, quando for opção, postagem do material. Para a versão eletrônica, sem custos, o interessado poderá solicitar por meio do endereço: servgrad@usp.br.
Orientações acerca da emissão de conteúdo programático constam na PORTARIA Nº 38/2023 – Portaria 038-2023 – Atualização de taxas (fev-2024). Orientações para emissão de Conteúdo Programático.
PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DE CARTÃO BUSP*
*conforme Portaria FAU nº 038/2023, de 13 de julho de 2023.
1ª etapa:
O(a) interessado(a):
I) efetua transferência ou depósito (preferencialmente identificado) da taxa de remissão
e envio do cartão no valor de R$ 18,38 na conta receita da faculdade:
– Banco do Brasil (código do banco: 001)
– Agência 7009-2
– Conta corrente de nº 130393-7
– Interessado CONTA RECEITAS DF
– CNPJ 63.025.530/0011-86
II) preenche o formulário eletrônico 2ª via de Cartão BUSP (v.10.1) de solicitação de segunda via do cartão, informando seus dados pessoais e anexando o comprovante do pagamento.
2ª etapa:
I) A área responsável incluirá a solicitação no sistema da USP, vinculado à SPTrans
(responsável pela confecção do cartão);
II) Após o cartão ser confeccionado e enviado à FAU, o(a) interessado(a) receberá um e-mail solicitando o comparecimento para retirada.
3ª etapa
A área responsável incluirá a solicitação no sistema da USP, vinculado à SPTrans (responsável pela confecção do cartão). Após o cartão ser confeccionado e enviado à FAU, a área responsável fará a postagem junto aos Correios no endereço informado.
Em caso de dúvida encaminhar e-mail para:
– servgrad@usp.br (alunos de graduação);
– cpgfausec@usp.br (alunos de mestrado ou doutorado);
Link para formulário:2ª via de Cartão BUSP (v.10.1)
A participação na categoria Estudante Especial é regulamentada por meio da RESOLUÇÃO CoG Nº 3757, que permite ao candidato participar de disciplinas do curso de graduação em Arquitetura Urbanismo e disciplinas do curso de Graduação em Design, que estejam sendo oferecidas neste semestre, desde que haja autorização do docente responsável pela disciplina.
As inscrições para a categoria de Estudante Especial para o Primeiro Semestre Letivo de 2025, serão feita mediante o envio do Formulario-de-Inscricao- 1o semestre de 2025 devidamente preenchido e assinado, bem como todos os documentos solicitados anexos a mensagem que deverá ser enviada para: servgrad@usp.br, das 08h do dia 20.02 às 20h do dia 21.02.2025.
Inscrições recebidas antes ou depois dos prazos estabelecidos não serão processadas.
Documentos necessários:
O candidato pode escolher quantas disciplinas desejar porém, quando aprovado pelo docente responsável pela disciplina, deverá optar por 12 créditos, no máximo.
As inscrições recebidas fora do prazo e horário estabelecidos não serão processadas.
O candidato será notificado por meio de mensagem acerca do resultado de suas inscrições, bem como orientado para as atividades da disciplina.
É de responsabilidade do candidato verificar nome, código e oferecimento da disciplina desejada, não sendo permitido nenhuma sobreposição de dia e horário de oferecimento.
Para ambos cursos, a primeira via do Diploma de Graduação, é emitida gratuitamente mediante a conclusão do curso e requerimento apresentado pelo interessado.
Para a emissão o interessado deve enviar para o e-mail: diplomasfau@usp.br, arquivos individuais contendo os seguintes documentos:
Os arquivos deverão ser enviados em arquivos individuais, legíveis, sem emendas, rasuras ou recortes.
A segunda via de diploma será emitida, mediante duas situações:
O Programa de dupla formação FAU-EPUSP consiste em alunos da FAU, além de todas as disciplinas do curso da FAU, cursarem a EPUSP durante dois anos, realizando as atividades estabelecidas neste Programa. Os alunos do curso de Engenharia Civil da EPUSP, além de cursarem todas as disciplinas do curso de Engenharia Civil da EPUSP, cursam a FAU durante dois anos, realizando as atividades estabelecidas neste Programa. Ao final do Programa, desde que conclua o curso em sua instituição de origem, o aluno receberá o diploma de sua unidade de origem, que será apostilado com uma habilitação da unidade de destino.
O Programa prevê que o aluno frequente as disciplinas da unidade de destino por dois anos. Entende-se que somente assim ele poderá adquirir plenamente a cultura da outra unidade, influenciando-a inclusive com a cultura da sua unidade de origem. Ele poderá a qualquer momento retornar a sua unidade, renunciando seu direito ao Programa. As Comissões de Graduação deverão, em comum acordo, rever os prazos previstos nas Resoluções 75 e 80 do regimento da Universidade, de modo a considerar o tempo superior para a diplomação do aluno.
Devido ao caráter pioneiro no âmbito da Universidade de São Paulo, o Programa considera a necessidade da realização de revisões e reavaliações anuais sistemáticas que acompanhem a sua evolução e aprimorem o seu desenvolvimento. As Diretorias e Comissões de Graduação das unidades deverão definir a forma desse processo.
Requisitos para o ingresso no Programa
Para os alunos da FAU
O candidato deverá ter cursado, no mínimo, 90% do total dos créditos obrigatórios e optativos correspondente ao sétimo semestre da FAU. Não será permitido o ingresso de alunos já matriculados no TFG – Trabalho Final de Graduação da FAU.
Para os alunos da EPUSP
O candidato deverá ter concluído o sexto semestre do curso de Engenharia Civil e ter sido aprovado em todas as disciplinas do primeiro ano do curso de Engenharia da EPUSP e do segundo ano da Grande Área Civil. O Programa se iniciará assim no sétimo semestre do curso. Excepcionalmente, para a primeira seleção, tal exigência será menos rigorosa, sendo aceito candidato ainda sem aprovação em até duas dessas disciplinas.
Mais informações consulte a página da secretaria da Comissão de Graduação. https://www.fau.usp.br/ensino/graduacao/apoio-ao-aluno/secretaria-cg/
Emerson dos Santos Lima
Chefe Administrativo de Serviço
Equipe:
Fernando Gabriel de Abreu Chefe Substituto
Regina Pires Moreira Técnica Acadêmica
Simone Maria de Toledo Estágio
Contato:
servgrad@usp.br
+55 (11) 2648 0889
+55 (11) 3091 4516
+55 (11) 3091 4520
+55 (11) 3091 4815
Atendimento ao Público
ATENÇÃO! Durante o recesso escolar, de 13.12.2024 a 21.02.2025, o horário de atendimento ao público será de:
Segunda a sexta-feira:
08h30min às 10h30min
14h às 18h
(exceto feriados, pontes de recesso e pontos facultativos)