Comunidade FAU é destaque no “Prêmio ABAP Roberto Burle Marx”

Publicado em 14 de junho de 2024

Professores, graduandos e pós-graduandos da FAUUSP, em parceria com moradores e professores de Jaraguá/Perus/Anhanguera, professores e alunos da escola municipal EMEF Profa. Philó Gonçalves dos Santos, conquistam duas premiações nacionais importantes da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, em 1º. e 2º. Lugar no “Prêmio ABAP Roberto Burle Marx (2024)”, na Modalidade “Prática de Planejamento da Paisagem, Categoria Processo”

Sobre os projetos:
1º. Lugar com o trabalho “Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá-Perus-Anhanguera (TICP-JPA): etapas de um processo colaborativo de planejamento da paisagem”.
Coletivo que atua em processo colaborativo e dialógico, formado pelo Núcleo de Estudos da Paisagem da FAUUSP e movimentos sociais de Jaraguá/Perus/Anhanguera, ganhou o 1º. lugar na premiação nacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – “Prêmio ABAP Roberto Burle Marx (2024)”, na Modalidade “Prática de Planejamento da Paisagem, Categoria Processo”, com o trabalho “Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá-Perus-Anhanguera (TICP-JPA): etapas de um processo colaborativo de planejamento da paisagem”. Receberam a premiação professor, alunos de graduação e pós-graduação da FAU USP e moradores e professores de Jaraguá/Perus/Anhanguera: Prof. Dr. Euler Sandeville Jr., Sirlei B. Soares, Suêrda A. S. Macedo, Cleiton F. de Souza, Yasmin A. de Oliveira, Natália T. L. da Costa, Gabriela Y. Z. Chan, Giselle S. Costa, Márcio A. M. Bezerra, Maria Helena B. Bezerra, Pedro A. B. Bezerra, Regina C. S. Bortoloto, Mário S. Bortoloto, Guilherme F. Anastácio, Maria Aparecida S. dos Santos, Valdirene Ijano, Patrícia B. Monteiro, Almir S. Moreira Jr. Os trabalhos iniciados no projeto “Universidade Livre e Colaborativa” integram os saberes locais e acadêmicos sob os princípios da solidariedade, espiral da sensibilidade e do conhecimento, transparência, democracia, resistência não violenta e da união e firmeza permanente.
Confira pranchas.

2º. Lugar com o trabalho “Ecoparque Educativo EMEF Philó: um processo participativo em desenvolvimento”.
Projeto participativo com parceria entre a FAUUSP, a escola municipal EMEF Profa. Philó Gonçalves dos Santos e a Prefeitura de São Paulo ganhou o 2º. lugar na premiação nacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – “Prêmio ABAP Roberto Burle Marx (2024)”, na Modalidade “Prática de Planejamento da Paisagem, Categoria Processo”, com o trabalho “Ecoparque Educativo EMEF Philó: um processo participativo em desenvolvimento”.
Na fase atual o trabalho é fruto do projeto de extensão desenvolvido por alunos e professores da FAUUSP, envolvendo o Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP / FAUUSP) e o Laboratório Quadro do Paisagismo no Brasil (LabQuapá/ FAUUSP) em cooperação com a EMEF Philó. O trabalho integra as ações colaborativas no Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá Perus Anhanguera (TICP-JPA). Sua concepção nasce da necessidade de repensar conjuntamente o espaço público considerando seu potencial educativo, ambiental, cultural e transformador no bem-estar da população periférica.
Receberam a premiação os professores da FAU USP Prof. Dra. Ana Cecília Mattei de Arruda Campos e Prof. Dr. Euler Sandeville Junior, os alunos de graduação da FAU USP Beatriz Neves Marques, Isabela de Oliveira Dias, João Francisco Spegiorin, João Pedro Rodrigues Sousa, Ricardo Castanho Martin Junior, Santiago Sulzbeck Villalobos, Stephanie Mark Li  e professores e alunos da escola municipal EMEF Profa. Philó Gonçalves dos Santos representados pelos professores Éder de Oliveira Daniel (coordenador pedagógico), Cristiane Alcantara dos Santos Oliveira (assistente de direção), Giseli de Oliveira Cardoso, Iris Eliana Siqueira Bozolão, Maria Amélia Quadrado (diretora) e Michele Alves Carlos da Silva (assistente de direção).
Confira pranchas.