INCT Produção da Casa e da Cidade realiza seu primeiro seminário de trabalho

Publicado em 24 de maio de 2024

Nos dias 16 e 17 de maio de 2024, o INCT Produção da Casa e da Cidade, sediado na FAUUSP, realizou o seu primeiro seminário de trabalho para debater o desenvolvimento de suas pesquisas. Estiveram presentes no evento cerca de 60 pesquisadores(as), de sete cidades diferentes, representando nove instituições que compõem o instituto, refletindo a estrutura de pesquisa em rede do programa do CNPq.

Na ocasião, as equipes de coordenação e pesquisa vinculadas ao INCT realizaram apresentações, debates e reuniões setoriais de trabalho. As apresentações abordaram o estado da arte, os aportes teóricos e as hipóteses das pesquisas que devem ser desenvolvidas ao longo dos cinco anos de trabalho.

Pesquisadores(as) presentes no seminário. Foto: Larissa Hiratsuka

O objetivo do INCT Produção da Casa e da Cidade é aprofundar o conhecimento sobre a produção do urbano no país, a partir da análise da interação entre Estado e mercado, no contexto do capitalismo marcado pela dominância financeira. Para isso, são propostos quatro eixos de investigação, que se articulam em onze linhas de pesquisa:

• EIXO 1 – Autoconstrução e ações sobre territórios populares autoconstruídos.
    • Linha 1.1 – Autoconstrução, processo, produto e utilidade;
    • Linha 1.2 – Ações e assessoria técnica em assentamentos populares autoconstruídos;
  • EIXO 2 – Produção estatal da moradia, planejamento urbano e meio ambiente: condicionantes, políticas e programas.
    • Linha 2.1 – Condicionantes da ação estatal, capacidades administrativas e implementação;
    • Linha 2.2 – Moradia popular em áreas centrais de metrópoles brasileiras: condições, programas e políticas;
    • Linha 2.3 – Implementação de instrumentos urbanísticos e ambientais;
  • EIXO 3 – Produção imobiliária e de infraestruturas no brasil contemporâneo.
    • Linha 3.1 – Privatização e financeirização da produção do espaço no Brasil: imobiliário e infraestrutura em transformação;
    • Linha 3.2 – Produção imobiliária, e reconfiguração do espaço urbano e sustentabilidade socioambiental em cidades médias paulistas;
    • Linha 3.3 – Produção e reconfiguração do espaço urbano em cidades da Amazônia Legal;
    • Linha 3.4 – Recentes inflexões no setor imobiliário na RMSP: interfaces entre determinantes macroeconômicos, mercado de trabalho, finanças, práticas empresariais e dinâmicas territoriais programas e políticas;
  • EIXO 4 – Estudos urbanos na periferia do capitalismo.
    • Linha 4.1 – Estudos urbanos sob a perspectiva historiográfica;
    • Linha 4.2 – Metrópole na periferia do capitalismo;

O seminário serviu para evidenciar e tornar mais concreta a conexão entre essas linhas, que além de buscarem avaliar os resultados e impactos de programas e políticas habitacionais e urbanas, também pretendem sistematizar investigações prospectivas.

Para Luciana Royer, vice-coordenadora do INCT, foi importante socializar as perspectivas de metodologia, dados e fontes de informação, justamente para destacar a possibilidade de trocas entre as pesquisas. “Todas convergindo na construção de um horizonte de superação das desigualdades habitacionais”, pontuou.

Luciana Royer e Maria Lucia Refinetti, coordenadoras do INCT. Foto: Tuanni Borba

Na avaliação de Maria Lucia Refinetti Martins, coordenadora do INCT Produção da Casa e da Cidade, o momento serviu para reafirmar a importância da iniciativa e seu referencial:

“O evento reiterou a certeza de que construir o INCT e trabalhar com toda essa quantidade de pesquisadores e suas reflexões, a partir da referência do livro ‘A Produção Capitalista da Casa (e da Cidade) no Brasil Industrial’, vai potencializar a reflexão sobre o momento atual, articulando uma estrutura teórica abrangente e comprometida com a ação no mundo real”.

Ao final dos trabalhos foi possível ainda pactuar conjuntamente um cronograma de próximos passos. Estes incluem produções textuais conjuntas, reuniões virtuais e a realização de novo seminário de trabalho dedicado ao debate dos dados analisados e em levantamento, assim como a continuidade do aprofundamento teórico e empírico nas pesquisas em desenvolvimento.

Emerência de Erminia Maricato marcou o encerramento do seminário

O seminário antecedeu a outorga do título de professora emérita à Erminia Maricato, que integra o INCT Produção da Casa e da Cidade como coordenadora da linha de pesquisa 4.2 “Metrópole na periferia do capitalismo”.

Foto: André Scarpa.

A arquiteta e urbanista recebeu a emerência em cerimônia realizada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Trata-se da mais alta honraria concedida a professores aposentados, um reconhecimento pela sua trajetória acadêmica e contribuições relevantes para o desenvolvimento da Universidade.

A professora Maria Lucia Refinetti Martins, responsável pela indicação da emerência, fez parte da mesa da cerimônia e em sua fala abordou as principais produções de Maricato, exaltando o método e a liderança acadêmica da homenageada.

“Começo destacando sua conduta universitária e pessoal, militante por um mundo melhor, e sua lealdade intelectual e pessoal. Sua capacidade de formar e dar autonomia a pesquisadores e orientandos comprometidos com esses valores, e que são hoje docentes universitários, profissionais de instituições públicas, líderes de associações”, afirmou.

Foto: André Scarpa

O evento foi transmitido pelo canal da FAUUSP e o registro está disponível no Youtube