Publicado em 14 de agosto de 2023
ADI
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em convênio com a Prefeitura Municipal de Diadema, lança chamada para uma Especialização em Assessoria Técnica a Melhorias Urbanas e Habitacionais, intitulada HABITATHIS.
O curso parte de experiências anteriores de formação continuada realizadas na FAUUSP, desde 2016, no formato de residência e formações profissionais para assessores técnicos, e que, nesta ocasião, organiza-se como uma especialização, de caráter público e gratuito.
A articulação com a Prefeitura de Diadema se apresenta como uma oportunidade de integração de atividades práticas e teóricas, com ações concretas em núcleos habitacionais já selecionados para realização de levantamentos, leituras de necessidades, planos, projetos e estudos de viabilidade para realização e acompanhamento de obras de melhorias urbanas e habitacionais, sempre em diálogo com os moradores e suas organizações e com os técnicos da municipalidade.
Esta parceria também permitirá a remuneração direta a 20 estudantes do curso com bolsas de estágio para pós-graduação lato sensu, mediante cumprimento de um plano de atividades de projeto e supervisão de obras no município. Prevê-se ainda o envolvimento de pesquisadores do LABHAB (Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos) e de profissionais da assessoria técnica PEABIRU trabalhos comunitários e ambientais. O laboratório tem longa tradição no trabalho de extensão com prefeituras e comunidades e esteve envolvido nas formações citadas anteriormente; a Peabiru, com sua experiência no campo da assessoria e habitação popular, cumprirá papel de apoio aos docentes e de orientação de atividades em campo dos discentes, com recursos que captou por meio edital público de parceria de fomento com o CAU/SP, que vai acontecer paralelamente ao curso.
O curso terá duração de um ano (out. 2023 a out. 2024) e está dividido em 6 bimestres, com disciplinas que passam por noções gerais do campo da habitação de interesse social, da assessoria técnica, políticas habitacional e suas formas de financiamento e da relação entre moradia e meio-ambiente. Isso vai ocorrer mesclando atividades de sala de aula, estudo livre e campo, cuja frequência vai aumentando progressivamente: de 1 dia, no primeiro bimestre, para 3 dias por semana a partir do terceiro.
Enfim, esta especialização é voltada para profissionais de arquitetura e urbanismo (20 vagas) e de áreas afins (até 5 vagas) ao campo de ATHIS – Assessoria e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, com até 8 anos de conclusão da graduação. Dentre estes, 20 terão bolsa de estágio de pós-graduação da prefeitura de Diadema e 5 ficarão numa lista de espera, para assumir vagas em caso de evasão, mas com acesso às aulas do primeiro bimestre do curso. Também são previstas cotas de 36% para pessoas pretas, pardas ou indígenas (9 vagas) e 5% para pessoas com deficiência (1 vaga) no processo seletivo, que ocorrerá em duas fases.
Inscrições: de 28/08 a 10/09*, no site do sistema Apolo da USP: https://uspdigital.usp.br/apolo/
Divulgação do resultado da seleção: 25/9*.
Início das aulas: 17/10.
*calendário sujeito a alterações.