Os Laboratórios são estruturas de apoio à pesquisa vinculados aos departamentos da FAU com fortes interações com os temas de grupos de disciplinas da graduação.
O Laboratório Grupo Museu/Patrimônio/ GMP FAU USP foi criado em 1991, desde então, reúne pesquisadores em várias etapas, com pesquisa própria e interesse por compartilhar questões conceituais de seu tempo, por meio de ensino, pesquisa e extensão. Seminários, visita técnica, debates e congressos constituem ações sistemáticas, mesmo neste período de isolamento. Entre autores, buscam-se aqueles com definições críticas sobre as várias artes, história, sociedade e difusão de obras e fazeres, tanto em órgãos museais, quanto em espaço público, até debates sobre imagem e tecnologia na produção cultural destes tempos. Renovam-se estudos de clássicos com análises para cada momento vivenciado e sem discriminar local, regional, nacional e internacional. Não se trata de instrumentar conceitos para estudos, ao contrário, busca-se problematizar de forma crítica aspectos da cultura artística, com foco em investigação, em várias fontes, dos membros que o compõem. Possui a revista ARA FAU USP, que se encontra no Portal de Revistas USP e site
O Laboratório da Imagem – Lab Imagem – tem como propósito desenvolver atividades de pesquisa e extensão que envolvam o estudo da imagem, entendida no seu mais amplo espectro, no contexto do projeto de Design e de Arquitetura e Urbanismo. Estará vinculado ao Departamento de Projeto da FAU-USP, podendo receber a colaboração de docentes e pesquisadores de outros departamentos da FAU, assim como de outras unidades da USP e de outras instituições nacionais e internacionais de reconhecida competência nos campos citados. Seu foco será o desenvolvimento de pesquisa experimental e aplicada, com vistas à exploração de novas linguagens e criação de produtos visuais em diversos contextos – editorial, audiovisual, ambiental, interfaces digitais, ilustração, comunicação, visualização de informação, experiências e serviços – buscando integrar ensino, pesquisa e extensão. Contará com o apoio das Seções Técnicas de Produção Editorial (LPG) e de Audiovisual (FotoVídeoFAU). O laboratório sedia o grupo de pesquisa Design, Ambiente e Interfaces, certificado pelo CNPq, que conta com pesquisadores das unidades FAU, ECA e EP; e terá a colaboração do ZOOTROPO - Grupo de Estudos em Animação e Motion Graphics (ECA-USP) e do InterLab - Laboratório de Tecnologias Interativas (EP-USP).
O Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (LABAUT) foi criado formalmente em 1999 e implementado em 2002, no Departamento de Tecnologia da FAUUSP. Desenvolve atividades nas áreas de conforto térmico, acústico, luminoso, ergonômico e de eficiência energética, em edificações e espaços urbanos abertos. Oferece apoio técnico às aulas práticas e pesquisas de graduação e pós-graduação, contando com equipamentos para trabalho laboratorial e de campo.
O LabCidade – Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade – é um laboratório de pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O laboratório existe desde 2009 e tem como foco de atuação o acompanhamento crítico das políticas urbanas e habitacionais, particularmente em São Paulo e em outras regiões metropolitanas brasileiras assim como a intervenção direta no debate público a respeito das mesmas e ações desenvolvidas em rede com parceiros, tanto com grupos de pesquisa de outras universidades do país, como com ONGs, coletivos, escritórios modelo e de assistência técnica, entre outros. Atualmente, a equipe conta com cerca de 20 pesquisadores das áreas de arquitetura e urbanismo, direito, geografia, ciências sociais, comunicações, de graduação, pós graduação e pós-doutorado. Além da pesquisa e produção acadêmica — que inclui publicação de artigos científicos, publicações com resultados consolidados de pesquisa e participação em eventos —, a equipe trabalha permanentemente com difusão do conteúdo desenvolvido nos projetos de pesquisa e extensão em andamento, com produção de posts para blogs e redes sociais, vídeos, podcasts, participação e promoção de eventos públicos e entrevistas para a imprensa. Também são desenvolvidas ações objeto de reflexão — como oficinas, seminários, cursos e elaboração de projetos — em rede com parceiros nos territórios.
Laboratório dedicado à pesquisa em design aplicado em múltiplos contextos da área da saúde que possam ser aprimorados através de projetos de novos produtos, dispositivos, sistemas, interfaces, visualizações, espaços, experiências e serviços. Unindo teoria e prática, novos conhecimentos serão gerados a partir do estudo dos processos e resultados da ação projetual.
Criado em novembro de 1996, no Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU-USP), o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) iniciou suas atividades em março de 1997, com o propósito de integrar ensino, pesquisa e extensão universitária para abordar as demandas habitacionais, urbanas e ambientais no contexto da histórica desigualdade social e territorial brasileira. Suas atividades têm um caráter experimental, proporcionando formação e capacitação para análise crítica e ação propositiva.
O Laboratório conta com uma equipe regular de docentes da FAU-USP, além de pesquisadores discentes e associados. Sob coordenação da professora Luciana de Oliveira Royer, a equipe de professores do laboratório é composta por Maria Lucia Refinetti Martins, Karina Oliveira Leitão, Caio Santo Amore, João Sette Whitaker Ferreira, Mariana de Azevedo Barreto Fix, Maria Beatriz Cruz Rufino, José Eduardo Baravelli, Paulo Emilio Buarque Ferreira e Erminia Maricato (aposentada).
Desde 2024, o LabHab sedia o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Produção da Casa e da Cidade, que reúne diversas instituições brasileiras com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a produção das cidades no Brasil contemporâneo.
O Laboratório de Materiais e Tectônicas Ecoeficientes (LABmate), desde 2017, coordena ações multidisciplinares e transdisciplinares entre ensino, pesquisa e extensão voltadas para os materiais e tectônicas de alto desempenho e sustentáveis.
As aplicações estão voltadas para a resiliência climática em projetos com manufatura avançada em avaliações, reconstrução, conservação e de resiliência em estruturas arquitetônicas, urbanísticas e de design.
Transitando das técnicas vernaculares à Fabricação Digital, o LABmate visa o uso inovador e o consumo racional dos materiais na proposição de soluções para as necessidades humanas no enfrentamento das crises climáticas.
O Laboratório de Projeto (LABPROJ) é o laboratório de pesquisa em projeto de arquitetura, dos professores das disciplinas de projeto de arquitetura do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), é constituído por três grupos de pesquisa em projeto de arquitetura: o Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais - Grupo Metrópole Fluvial (GMF), o Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Equipamentos Públicos (GEP) e o Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Habitação Social (GHS). Os três grupos de pesquisa do LABPROJ estão certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq.
Criado em 1994, o LabQUAPÁ - Laboratório Quadro do Paisagismo no Brasil congrega pesquisadores ligados ao Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente (GDPA) do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), além de graduandos, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores de outras universidades. Desenvolve estudos sobre arquitetura paisagística e paisagem, além de projetos temáticos sobre sistemas de espaços livres nas cidades brasileiras, com apoio da FAUUSP, FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem desenvolvido parcerias com outros centros de estudos na América Latina. Coordena a Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL que reúne pesquisadores de mais de 30 universidades brasileiras.
Criado em 2006, o LabVisual - Laboratório de Pesquisa em Design Visual congrega pesquisadores ligados ao Grupo de Disciplinas de Programação Visual do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), e colegas de outros departamentos interessados na pesquisa em design visual. Ele é sede do Grupo de Pesquisa História, Teoria e Linguagens do Design.
Criado em 1992, pelo Prof. Dr. Nestor Goulart Reis Filho, foi o primeiro laboratório de pesquisa da FAU, acolhendo um conjunto de projetos de professores e pesquisadores ligados ao Grupo de Disciplinas de História da Urbanização e do Urbanismo do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), além de colaboradores e bolsistas interessados em Urbanização e Preservação.
O Laboratório de Ensaios Pedagógicos é um laboratório de pesquisa vinculado ao Departamento de Projeto da FAU USP, com a colaboração de docentes dos demais Departamentos, voltado à investigação dos conteúdos, dos temas, dos meios, dos instrumentos e dos recursos mobilizados no ensino de projeto ou design. O LEP é formado por pesquisadores das áreas de arquitetura e urbanismo, design, artes e comunicação e suas pesquisas têm caráter propositivo para a educação de profissionais com atuação em áreas que envolvam a atividade projetual, criativa e artística.